Achille Picchi

Doutor em Música pela UNICAMP/SP e Mestre pela USP, foi professor na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP e atualmente é professor de composição e análise no Departamento de Música da UNESP, campus de São Paulo. Pesquisador de música vocal e especialmente canção de câmera brasileira, coordenador do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Canção de Camera, e orientador da pós-graduação da UNESP com linha de pesquisa análise e pesquisa sobre canção de câmera, em especial a brasileira.

Como compositor, possui um extenso catálogo de obras para todas as formações, incluindo um extenso catálogo de canções de câmera, peças vocais com conjuntos instrumentais e voz e orquestra, estreadas e executadas no Brasil e no exterior. É detentor de prêmios internacionais e nacionais, tais como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes (SP, 2003).

Pianista, compositor e regente de carreira nacional e internacional. Como solista e camerista, vem realizando recitais e concertos, no Brasil e no exterior, com regularidade. Fundou e integrou, entre outros, o importante TRIO IMAGES (piano, violino e viola), que existiu de 1999 a 2010, realizando mais de mil concertos em seis países. Em 1993 ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor recitalista do ano. Em 1998 recebeu o Prêmio Nacional Carlos Gomes de melhor camerista do ano.