André Simão

Considerado pela revista alemã Akustik Gitarre como um “solista de dimensões internacionais”, André Simão foi premiado nos mais importantes concursos de música do Brasil, destacando-se o 1º lugar em 2004 no Concurso Nacional Villa-Lobos. Em 2011, foi premiado no Concurso de Música de Câmara para violão Savarez-Corelli – Universität Mozarteum Salzburg, na Áustria, obtendo o 3° lugar.

Desde seus 16 anos realiza concertos como solista e em diversos grupos de música de câmara, tendo se apresentado por todo Brasil e em inúmeros países na Europa, Ásia e América do Sul; em cidades como Paris, Viena, Salzburg, Munique, Frankfurt, Budapeste, Den Haag, Seoul, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2004 gravou com o Quarteto Ibirá um disco contendo transcrições próprias e, em 2006, gravou seu primeiro disco solo intitulado “Recital”, o qual recebeu excelentes críticas de revistas especializadas na Alemanha e no Brasil.

Em 2013 concluiu o curso de mestrado pela renomada Universität Mozarteum Salzburg, na Áustria, onde desenvolveu uma dissertação sobre o processo de transcrição para o violão de obras para alaúde de Silvius Leopold Weiss. Ele também foi aluno do violonista Paolo Pegoraro, em Pordenone-Itália. Atualmente vive em Nürnberg, onde desenvolve sua carreira como violonista e é professor de violão na Städtische Sing- & Musikschule Erlangen e no Musikinstitut Heroldsberg.