Black Mantra

Imagine voltar no tempo e aterrissar em uma festa no início dos anos 70. O som da pista seria o Funk, ou melhor, Heavy Funk, aquele das melodias e arranjos simples, um groove rítmico forte de batera e baixo e acordes repetidos que obrigam qualquer um a dançar. Essa é a sensação ao assistir um show do Black Mantra, banda paulistana conhecida por fazer bailes pesados, seguindo a tradição do funk cru, sujo e sem firulas. Em homenagem aos três álbuns de funks natalinos que o mestre James Brown lançou no passado, a banda lança no mês de dezembro um baita presente de natal para os amantes do groove: um disco com 10 faixas, contendo releituras de músicas de James Brown, sua banda The JB’s e outros clássicos do gênero. Temas como Pass The Peas, Southwick e The Grunt do JB’s e Cissy Strut do The Meters foram especialmente selecionados e produzidos para trazer a mais próxima essência

do Heavy Funk. O lançamento do CD encerra com chave de ouro o ciclo de releituras realizadas nas apresentações do Black Mantra e as novas adaptações e sons autorais já estão engatilhados para o próximo ano. Afinal, o baile não pode parar! Idealizado por Caio Leite e Leonardo Marques, o Black Mantra reúne um repertório com releituras de músicas do funk dos anos 70, sem seus clichês e versões adaptadas, construídas com a simplicidade paradoxal e minimalista do Funk 70’s; o encaixe perfeito entre a ordinária “cozinha” e o véu cremos o dos metais.

Earth Wind & Fire, James Brown, The JB’s, Curtis Mayfield, Avarege White Band, The Meters, Maceo Parker, Bill Withers, entre outros clássicos estão presentes nos shows, que já passaram por diversas casas do circuito cultural de São Paulo como Sesc Vila Mariana, Serralheria, Mundo Pensante, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Rio Verde, entre outros. O Black Mantra é composto por nove integrantes: Leonardo Marques (bateria), Caio Leite (baixo), Mateus Melo (guitarra), Luciano Khatib (percussão), Kiko Bonato (hammond/ piano), Igor Thomaz (saxofone alto), Pedro Vithor (saxofone tenor), William Tocalino (trombone) e Felippe Pipeta (trompete).