Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado de John Cage: Performance Integral da Obra

Agenda

  • 00/00/0000 - Quarteto Villani 02....

Mais artistas

Raramente executada em público, é uma das mais representativas do repertório erudito do século XX. A Obra “Sonatas e Interlúdios Para Piano Preparado” constitui-se de 16 sonatas e 4 Interlúdios, tendo uma duração de execução aproximada de 70 minutos. “Preparar” o piano consiste em alterar afinações e timbres do instrumento inserindo parafusos, porcas, pedaços de borracha e plástico entre as cordas, criando uma gama de sons assimétricos e delicados, que lembram uma exótica orquestra de percussão. O que pode parecer bárbaro num primeiro momento, no decorrer da audição converte-se num mundo de sons graciosos, exóticos e sensíveis.

A delicadeza sonora que se apresenta surpreende da primeira à última nota e leva a um estado de profunda serenidade, onde nos é possibilitado captar uma variedade de cores e texturas inimagináveis no piano comum. A possibilidade de realizar um concerto com projeções visuais através de video mapping (técnica de projeção de vídeo em superfícies irregulares e de grandes dimensões) amplia a gama sensorial, captando detalhes das interferências no piano – elemento que causa estranhamento e curiosidade na plateia. 

Apesar de alguns poucos pianistas brasileiros possuírem esta obra em seus repertórios, não se tem registro de nenhuma gravação dela em solos sul-americanos. Lilian Nakahodo e Grace Torres foram as primeiras pianistas brasileiras a realizarem uma gravação integral desta obra ao vivo, na cidade de Curitiba, em 2011. O CD “Preparado em Curitiba – John Cage: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” teve seu lançamento oficial em janeiro de 2012, na 30ª Oficina de Música de Curitiba e em fevereiro em Darmstadt, Alemanha, no evento "Tage für Neue Musik".

 

https://soundcloud.com/johncagepreparado