O Corcunda Quaquá - Dia 06 de janeiro no Teatro Folha

Local: Teatro Folha

Data: 06/01/2016 16:00:00

O Corcunda Quaquá é uma comédia recheada de músicas originais, compostas por Ricardo Severo (vencedor o Prêmio Shell 2015), e de coreografias criadas por Eder Cardoso. A cenografia e o figurino são assinados por Rosa Berger, conhecida por usar em suas obras materiais inusitados, de uso cotidiano. A iluminação, de Will Damas, traz algumas cenas em luz negra. O elenco é formado por Joca Andreazza, Paulo Vasconcelos, Carlos Baldim, Dani Nega, Carmo Murano e Vitor Bassi.

Esta versão de Ricardo Ripa preserva uma importante característica da obra original: a deficiência auditiva do personagem principal (Quasímodo) que fala de modo peculiar e se comunica também por meio da linguagem de sinais (Libras) - fato não retratado na maioria dos filmes, animações e adaptações teatrais conhecidas.

De forma muito divertida, a montagem apresenta esse “herói” que foge ao estereótipo do “príncipe”, retratado nas histórias para crianças. Esse novo Quasímodo, o carismático Quaquá, é eloquente à sua maneira e não sofre nenhuma transformação estética no final da história. Ele se impõe apenas pelos valores pessoais, pela pureza de seus sentimentos. O diretor explica que buscou uma encenação que ressalte a aceitação das diferenças, onde a intolerância não se estabelece porque as qualidades do protagonista estão em valores que vão além das aparências.